O marketing de conteúdo possibilita o aumento das vendas por meio do contato direto, pois o público passa a ter com a marca e o produto antes de comprá-lo. Com a produção de conteúdo relevante logo no lançamento do produto, você consegue demonstrar porque é a melhor solução para as dores e problemas do consumidor. Neste artigo, você conhecerá algumas estratégias fundamentais para engajar a audiência antes do produto ser lançado.
Use conteúdo visual atrativo
A maioria do público das redes sociais está lá pelo entretenimento. Por isso, é preciso entreter, chamar e reter a atenção. O conteúdo visual é excelente para isso, desde que desperte a curiosidade da sua audiência. Ela irá olhar e tentará entender do que se trata.
A ideia é criar teasers visuais sobre o produto. Poste uma foto de um detalhe do produto ou uma ilustração relacionada. Ou ainda, um post com cores marcantes e a data de lançamento. Ao saber que é um produto prestes a ser lançado, seu seguidor criará um “lembrete” mental sobre o lançamento. Use a criatividade para instigar.
Infográficos instrutivos
Se os teasers visuais vão despertar a curiosidade, você precisa de um material que mantenha o público informado e instruído sobre o produto. Para isso, os infográficos são um excelente recurso. Reúna um conteúdo relacionado ao lançamento e distribua nas redes sociais e blogs da marca.
Os infográficos podem conter instruções de uso, histórico de versões anteriores do produto ou dicas, por exemplo. O objetivo é levar um conteúdo que ajude o usuário de alguma forma e o mantenha próximo ao produto que será lançado.
Conte com a ajuda dos fãs
O seu público também pode gerar conteúdo, desde que tenha motivações para isso. Pegue uma ajudinha deles. Para isso, dê uma recompensa ou crie um concurso. Ofereça, por exemplo, um exemplar do produto antes do lançamento para o autor da melhor uma frase ou história.
Há ainda, a possibilidade de criar uma hashtag com o nome da marca e do produto. Dessa forma, você concentra a discussão ao mesmo tempo que faz o público promover o lançamento.
Utilize influenciadores
Um conteúdo feito em parceria com influenciadores é um tiro certo. Além de promoverem o lançamento, eles irão emprestar a credibilidade deles ao produto. Evidentemente você precisa encontrar influencers que já produzem conteúdo relacionado à sua marca, porque o público deles é o que você procura.
Uma dica interessante, é criar um conteúdo parecido com o que o influenciador já produz. Assim, o público se sentirá confortável ao ter contato com seu produto.
Distribua nos canais certos
A escolha dos canais é fundamental, para que seu conteúdo gere resultado. Não adianta produzir excelente material e colocar em locais onde o público não está.
Portanto, pense em uma estratégia de distribuição com base no seu público. Se já possui um bom número de fãs na página do Facebook, seguidores no Instagram e Twitter e leitores do blog, ótimo. Se não os possui, há outras alternativas, como postagens com convidados relevantes e releases na imprensa.
O objetivo é promover o produto, então, foque em colocar o conteúdo onde seu público está.